terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

1.ª reunião à séria

Local: Sala de Informática 1
Aula: Área de Projecto
Hora:10h 05m

-Antes de ligarem os computadores e começar a confusão, gostava que conversássemos um bocadinho sobre o trabalho que vamos desenvolver a partir de hoje. Eu não sei se alguém se recorda mas, no ano passado, falei algumas vezes sobre uma actividade que desenvolvi com os vossos colegas do 8.ºA. Alguém se recorda?
-Não professora, disseram em coro.
-Pois, eu logo vi, já sabia, suspirei. Em Pegarinhos, uma aldeia do concelho de Alijó, nasceu, há muitos anos, um senhor que se viria a tornar famoso no campo da matemática. Chamava-se José Morgado e irão investigar sobre ele no decurso do projecto.
José Morgado tinha um grande amor à sua terra natal e viveu com uma aspiração que ficou célebre numa frase:"E se a matemática transformasse a minha terra na capital do Universo?"

Esta frase tornou-se o tema de um projecto Ciência Viva que a Professora Doutora Cecília Costa apresentou, numa singela homenagem ao matemático. E foi com este tema principal que eu e os vossos colegas do 8.ºA trabalhámos o ano passado. Quando ligarem os computadores podem consultar o registo de todas actividades que fizémos através do endereço: oitavoa2007.blog.com.

Bem, este ano o convite repetiu-se e eu aceitei o desafio de vos guiar num novo trabalho, de vos encaminhar no sentido de trazermos a matemática à nossa terra e fazermos dela qualquer coisa grandiosa.

-Dela, de quem, da terra ou da matemática?- perguntou a Marilisa
-Das duas, respondi. O nosso desafio é encontrar matemática na nossa cidade, nas nossa aldeias, na escola, no ambiente que nos rodeia.
-Professora, e se fosse aqui na escola? Haveria alguma coisa para trabalhar?
-Claro, meninos. Que pensam de fazermos uma maqueta da escola?
-Com ruas e avenidas, professora?
-E largos e praças e...
-E tabuletas a indicar os nomes das ruas
-E das praças...
-E que nomes professoras, há mais matemáticos por aqui?
-Não sei, meninos, vamos investigar, mas eu ia noutra direcção. Se concordarem, vamos procurar referências matemáticas e dar nome a 18 lugares da escola (são 18 alunos). Depois, numa grande festa vamos inaugurar a escola. Cada menino fica com um local e vai explicar o porquê daquela denominação.
-Ó professora que giro!
-A sério, gostam?
-Ó professora é mesmo giro.

-Vocês é que são giros, pensei eu cá comigo, mas não disse mais nada

Sem comentários: