quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Os polígonos ganharam amigos

Hora:13.20h
Aula: Estudo Acompanhado
Local: Sala 2

- Hoje vamos dedicar os primeiros 15 minutos da aula ao nosso projecto. De certeza que já conversaram sobre ele e se sentem muito mais preparados para o planificarmos.
Quero-vos ouvir em 4 assuntos: Que disciplinas podem intervir? Que assuntos podemos tratar? Que vamos apresentar como produto final? Quando?
-Ó professora, eu acho que podíamos fazer uma maqueta da escola com os nomes que atribuirmos, disse o Osvaldo.
-E podemos ir ao Google Earth procurar a escola e fazer um poster com a vista, diz o Manel Eduardo.
-Na página da escola está a vista aérea.....
-Já estamos a fugir à ordem das perguntas Tânia. Vamos lá! Primeiro vamos falar das disciplinas.
-A mim parece-me bem Matemática e Área de Projecto, disse o Rafael.
-Pois, disseram quase todos.
-E EVT?, perguntei
-Credo, as profes estão aflitas com as marionetas para o Projecto Comenius. Não vão aceitar de certeza.
-O.K. Assunto resolvido.

A conversa voltou à maquete (cheira-me a sarilhos...), ao blog, à exposição e à inauguração. Todos acharam interessante inaugurar uma cidade na escola.
-Quantas ruas temos? E largos?
-Ó professora, vamos conhecer a escola.
-O.k. Vamos lá para fora.

Os 15 minutos transformaram-se na aula toda e intervalo.
Passámos a escola a pente-fino, foram uns minutos deliciosos. Um grupinho descobriu um pentágono num jardinzinho. Outro descobriu um eneágono no largo do 1.º pavilhão.
O Ricardo achou que havia um pinheiro, que parecia um cone e podia dar o nome a outro jardim. Um grupinho de meninas apaixonou-se pelas ruinhas da biblioteca:
-Temos que arranjar um nome especial.....
-Então? perguntei...
-Ó professora é cá um segredo....

Aproximava-se o toque de entrada e fomos arrumar as pastas e a sala.
-Como é que se chamava aquele largo? Aquele ali?
-Eneágono
-E se escrevesse no quadro?

E assim acabou a aula. A aula em que os polígonos de nomes difíceis ganharam uns amigos.

Sem comentários: